quarta-feira, 29 de julho de 2009

CAPRÓLITOS???


Recentemente venho sendo indagado a respeito do nome escolhido para batizar esta página.

Para entendermos os motivos que me levaram a escolher este nome, temos que voltar ao ano 2000, ano em que desfrutamos da disciplina de Geologia e Paleontologia ministrada pelo marido da Tó, o André Celligoi.

Os COPRÓLITOS (do grego: COPROS = Fezes; LITOS = Pedra) são fezes conservadas naturalmente pelos processos de dessecação ou mineralização, que mantém muitas vezes vestígios físicos ou mesmo moleculares de organismos e materiais que estiveram presentes nos intestinos dos indivíduos que os originaram.

Resumindo, é merda fossilizada!

Por incrível que pareça, trata-se de uma categoria muito importante de icnofósseis, capazes de fornecer informações preciosas aos paleontólogos.

Pelo exame destes icnofósseis os paleontólogos podem encontrar fragmentos de material que os organismos utilizavam em sua dieta, e assim reconstruir a vegetação daquele período; identificar restos de outros animais, no caso das formas carnívoras, estabelecendo as cadeias alimentares pré-históricas; obter dados referentes à anatomia do sistema digestório de animais extintos, etc.

Estudando estes fósseis os paleontólogos poderão recuperar grande parte das informações daquele paleoambiente, podendo estabelecer importantes correlações com os seres vivos atuais.

Pois bem, sendo CAPRA o sobrenome deste que vos escreve, a associação com CAPRÓLITOS (CAPRA + COPRÓLITOS) foi feita de maneira quase imediata pela seleta ala da classe dedicada a fanfarronices denominada de “O Quinteto”, do qual orgulhosamente faço parte (tema que será abordado oportunamente no futuro).

Agora vejo que não poderia ter sido mais feliz na minha escolha, afinal, mesmo no meio de um monte de merda, dá pra tirar alguma coisa que presta.

Igualzinho o meu Blog!

SEN – SA – CIO – NAL...

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário